Temporal derruba torres de energia elétrica e causa apagão em cidades do Vale do Paraíba

Temporal derruba torres de energia elétrica e causa apagão em cidades do Vale do Paraíba

A chuva e vento fortes que atingiram o Vale do Paraíba derrubaram quatro torres de transmissão de energia elétrica e causaram um apagão em cidades do Vale do Paraíba nesta terça-feira (18). Ao todo, moradores de sete cidades foram afetados:

  • Guaratinguetá, Aparecida, Potim e Roseira tiveram interrupção total do fornecimento de energia;
  • 18 mil clientes foram afetados em São Luiz do Paraitinga, Cunha e Lagoinha.

Alguns pontos já tiveram o atendimento restabelecido, mas ainda há locais sem energia nesta quarta-feira. Não há um balanço de quantos moradores não tiveram fornecimento de energia elétrica retomado.

A EDP e a Neoenergia Elektro, que fornecem energia elétrica nas cidades afetadas, informaram que atuam para a normalização integral do serviço o mais rápido possível.

O problema é causado pela queda de quatro torres de transmissão de energia elétrica da EDP, que também comprometeram o atendimento em três cidades atendidas pela Neoenergia Elektro.

De acordo com a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em boa parte da região, Guaratinguetá, Aparecida, Potim e Roseira tiveram interrupção total do serviço, com apagão que começou por volta das 18h30.

A EDP informou que os ventos, que passaram dos 100 quilômetros por hora, impactaram quatro torres de transmissão, que ficam em Aparecida. Equipes foram acionadas para resolver o problema, mas o trabalho é complexo, pois as torres ficam na zona rural da cidade.

“O tempo atípico de atendimento ocorre devido à complexidade da situação e dificuldade de acesso às torres de transmissão que estão localizadas na área rural de Aparecida”, disse a empresa.

Além disso, a concessionária informou que tem atuado em outras ocorrências de queda de galho e árvores sobre redes elétricas da região, principalmente em São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava.

“A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos”, completou a empresa.

A Neoenergia Elektro, concessionária que atende cidades como Cunha, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Piquete, confirmou que o problema nas torres de Aparecida também impacta o fornecimento de energia elétrica nessas cidades. Equipes da concessionária têm atuado em conjunto com a EDP.

Chuva em Aparecida

Aparecida, onde ficam as torres de transmissão de energia elétrica que tiveram problemas, também registrou outras ocorrências por conta do temporal.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva forte causou a queda de 27 árvores. Uma delas caiu sobre uma fiação de alta tensão e atingiu uma casa na rua Antônio Bittencourt Costa, no bairro Santa Luzia. A família que mora na casa precisou ir para o imóvel de parentes.

Outra árvore caiu sobre um carro estacionado na Avenida Itaú, no bairro Itaguaçu – o veículo estava vazio e ninguém ficou ferido.

fonte: g1.globo.com.br

Jornal Vale Tudo