SÃO PAULO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DO ELEVADO NÚMERO DE CASOS DE DENGUE

SÃO PAULO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DO ELEVADO NÚMERO DE CASOS DE DENGUE

O governo de São Paulo decretará estado de emergência por conta do elevado número de casos de dengue no estado. O decreto será assinado nesta terça-feira (5) e a expectativa é que as primeiras medidas para aprimorar o combate ao mosquito Aedes aegypti sejam anunciadas após uma entrevista coletiva.

O Centro de Operação Emergenciais (COE) recomendou a medida após o número de casos confirmados da doença ultrapassar o índice de 300 diagnósticos positivos para cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde define este patamar como índice de epidemia.

O decreto de emergência permite que o governo mobilize recursos extras para o combate à doença, facilitando a compra de equipamentos e a contratação de profissionais da saúde.

Dengue no Vale do Paraíba

De acordo com o painel de monitoramento de dengue do Governo de São Paulo, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba já registrou 22.546 casos positivos da doença neste ano. Foram 52.499 notificações.

Até o momento, a plataforma já registrou 5 óbitos, sendo 2 em Pindamonhangaba, 2 em Taubaté e 1 em Tremembé.

Além disso, a Prefeitura de Jacareí informou que o município teve 1 morte neste ano.

Ao todo, somando ambos os levantamentos, a RMVALE chega aos 6 óbitos.

Já em todo o estado de São Paulo, segundo o o último balanço da Secretaria de Saúde divulgado na segunda-feira (4), foram 31 mortes por dengue, 122 óbitos estão em investigação e cerca de 136 mil casos foram confirmados da doença somente em 2024.

Fonte: band.uol.com.br

Jornal Vale Tudo