EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO COMPARECE A POSSE DO PRESIDENTE DA ARGENTINA JAVIER MILEI
Javier Milei foi empossado neste domingo (10) no Congresso Nacional, como presidente da Argentina, minutos antes de sua vice-presidente, Victoria Villarruel, e de seus ministros.
O presidente eleito recebeu a faixa e o bastão presidencial das mãos do ex-presidente, Alberto Fernández.
Durante a cerimônia de posse, antes do discurso, a ex-vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, mostrou o dedo do meio para apoiadores do novo mandatário argentino que estavam em frente ao Congresso Nacional.
Mas, após o discuso, o presidente da Argentina, Javier Milei, apareceu dando risadas com a Kirchner na Casa Rosada.
Também foi cumprimentar o novo presidente argentino, o ex-presidente (2015-2019) Mauricio Macri, também fez questão de comparecer à posse.
Após posse como presidente argentino, Milei também recebeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na residência oficial do presidente da Argentina.
Milei também recebeu vários chefes de Estado, como Gabriel Boric, presidente do Chile; Filipe 6, rei da Espanha, Daniel Noboa, presidente do Equador, dentre outras autoridades.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira cumprimentaram o novo presidente da Argentina, Javier Milei, durante cerimônia fechada na Casa Rosada.
O chanceler brasileiro foi à posse do libertário como representante do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) –que repetiu o feito de Bolsonaro em 2019 e decidiu não comparecer à transferência de cargo na Argentina, quando o peronista Alberto Fernández assumiu. Lula apoiou a eleição do candidato governista e ex-ministro da Economia, Sergio Massa.
Bolsonaro teve lugar de destaque na posse, sentando ao lado de outros chefes de Estado durante o discurso de Milei.