DEPUTADO DANILO BALAS DENUNCIA O MTST AO MINISTÉRIO PÚBLICO POR INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

DEPUTADO DANILO BALAS DENUNCIA O MTST AO MINISTÉRIO PÚBLICO POR INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Após tomar conhecimento da publicação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na rede social X (antigo Twitter), nesta Sexta-feira Santa (29), o Deputado Estadual Danilo Balas protocolou neste sábado, 30/3, uma denúncia no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) para solicitar a apuração de possíveis crimes de incitação ao preconceito religioso, assim como a abertura de inquérito para a identificação do responsável pela publicação. A publicação mostra uma foto com a imagem de Jesus Cristo crucificado com a seguinte frase: “Bandido bom é bandido morto.” Na descrição da foto, constam os seguintes dizeres: “Boa Sexta-Feira Santa.”

A denúncia se baseia na Lei nº 7.716/1989, que criminaliza a indução e o incitamento ao preconceito religioso, e prevê também penas mais severas para crimes cometidos via internet. Balas solicitou investigação e possível interdição da publicação, visando proteger os direitos dos cristãos afetados. O parlamentar ressaltou na justificativa da denúncia que não há dúvidas de que a publicação da imagem, em plena Sexta-feira Santa, buscava chocar o público cristão e escarnecer sua fé, bem como tachar os cristãos de defensores da tortura e da execução sumária.

A postagem gerou grande repercussão e críticas em todas as redes sociais e também nos veículos de comunicação. Para Danilo Balas, a postagem afeta profundamente a sensibilidade religiosa.

Segundo o Parlamentar, ao comparar os cristãos aos executores de Cristo, ofende de forma significativa e desrespeita milhões de cristãos no Brasil, assim como ao redor do mundo. A publicação também representa uma afronta a um dos símbolos mais sagrados do cristianismo, que simboliza sacrifício, amor e redenção. “Não nos calaremos diante de ataques à nossa fé e à liberdade religiosa. Não devemos admitir a intolerância religiosa e o preconceito contra cristãos. Isso é totalmente inadmissível,” afirma o Deputado Danilo Balas.

Jornal Vale Tudo