APÓS APURAÇÃO DAS NOTAS INDEPENDENTE TRICOLOR E TOM MAIOR FORAM REBAIXADAS PARA O GRUPO DE ACESSO

APÓS APURAÇÃO DAS NOTAS INDEPENDENTE TRICOLOR E TOM MAIOR FORAM REBAIXADAS PARA O GRUPO DE ACESSO

As escolas de samba Tom Maior e Independente Tricolor foram rebaixadas para o Grupo de Acesso em São Paulo, isso porque as duas agremiações receberam as menores notas durante a apuração do Grupo Especial de SP, que aconteceu nesta terça (13), no Sambódromo do Anhembi.

Ambas totalizaram 268,7 pontos – o menor número entre as 14 escolas. Por outro lado, a Mocidade Alegre, bicampeã de São Paulo, foi a vencedora de 2024 com 270 pontos.

Vale citar que ambas as escolas rebaixadas ainda não possuem títulos no Grupo Especial.

Neste ano, a escola do bairro do Sumaré, a Tom Maior, levou à pista de desfile uma releitura, em versão indígena, do mito grego Orfeu e Eurídice, com o enredo “Aysú: uma história de amor”.

Já a Independente Tricolor escolheu a África – assim como a Dragões da Real que ficou sem segundo lugar –  como cenário e falou sobre as Agojies, o exército de mulheres guerreiras que defenderam o reino de Daomé, na África. A escola fez uma ponte entre as lutadoras do passado e as mulheres negras do presente.

Critérios de avaliação

Ao todo, foram nove critérios de avaliação, com quatro jurados em cada. Evolução foi o primeiro a ser lido, seguido por Comissão de Frente, Fantasia, Enredo, Samba-Enredo, Bateria, Alegoria, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Harmonia, que realizou o desempate e anunciou a campeã.

Durante a apuração, que foi narrada por uma mulher pela primeira vez, as notas são lidas por quesito e a menor delas é descartada. Ao final, as quantias são somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais serão rebaixadas, disputando o carnaval 2025 no Grupo de Acesso I.

Como neste ano nenhuma escola recebeu nenhum tipo de penalidade, todas começaram a votação em pé de igualdade.

As cinco melhores colocadas vão desfilar no Desfile das Campeãs, no sábado, dia 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.

Confira a classificação completa:

  1. Mocidade Alegre – 270 pontos
  2. Dragões da Real – 270 pontos
  3. Acadêmicos do Tatuapé – 269,8 pontos
  4. Gaviões da Fiel – 269,6 pontos
  5. Mancha Verde – 269,6 pontos
  6. Império da Casa Verde – 269,6 pontos
  7. Acadêmicos do Tucuruvi – 269,4 pontos
  8. Vai-Vai – 269,4 pontos
  9. Barroca da Zona Sul – 269,3 pontos
  10. Águia de Ouro – 269,1 pontos
  11. Rosas de Ouro – 269,1 pontos
  12. Samba Camisa Verde – 269 pontos
  13. Tom Maior – 268,7 pontos
  14. Independente Tricolor – 268,7 pontos

Fonte: cnnbrasil.com.br

Jornal Vale Tudo