CIDADE DE UBATUBA ENTRA EM ALERTA PARA ALAGAMENTOS E DESLIZAMENTOS DE TERRA NO LOCAL

CIDADE DE UBATUBA ENTRA EM ALERTA PARA ALAGAMENTOS E DESLIZAMENTOS DE TERRA NO LOCAL

As intensas chuvas que persistem em Ubatuba, no Litoral Norte de SP, desde a última quinta-feira, 18, elevaram o índice pluviométrico a níveis preocupantes, colocando a cidade em estado de alerta. O alerta é acionado quando o índice pluviométrico acumulado ultrapassa os 100 milímetros em um período de 72 horas.

Nesta terça-feira (23), a cidade enfrenta um risco considerável de alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis. Algumas regiões já registraram altos índices de chuva em 96 horas, com destaque para Perequê-Mirim, que acumulou 194.04 mm, e Lagoinha, com 200.67 mm. Outras áreas, como Almada, Centro, Tenório, Perequê-Açu, Figueira e Marafunda, também apresentam índices elevados.

Até o momento, a Defesa Civil não foi acionada para ocorrências graves, além das registradas na segunda-feira, 22. No entanto, como medida preventiva, três vias foram interditadas: Estrada do Caisão, devido ao risco de deslizamento de terra; rua Usina Velha, no Perequê-Açu, devido ao aumento do nível de água; e avenida Rio Grande do Sul, pelo mesmo motivo.

A previsão indica que a maré deve aumentar durante a noite, complicando as operações da Defesa Civil, uma vez que o escoamento da água se torna mais desafiador. A população é orientada a seguir as recomendações de segurança e estar atenta às atualizações da Defesa Civil diante da evolução das condições climáticas.

Jornal Vale Tudo